Imagem capa - Amar, ou não amar? Amar! - Relacionamento Maduro por Raphael Rodrigues
Diário de um Fotógrafo em Ascensão!

Amar, ou não amar? Amar! - Relacionamento Maduro

História, cada um tem a sua, feita dia após dia, uns leves, outros mais dolorosos. Verdade é, que não importa a sua, ela te forma, seus gostos, manias, implicâncias, medos, desejos, sonhos, vontades, decepções... As vezes fico pensando, o quão loucas ou simplesmente apaixonados são pessoas que escolhem viver juntos, talvez para toda a vida. Pensa comigo, se trata de um choque de identidades intenso, a sua bagagem com o da outra pessoa, adaptação diária, conflitos internos e externos, é uma verdadeira construção e desconstrução do seu próprio "eu", para que o "nós" passe a existir.




Foto: Raphael Rodrigues

*Hoje vou citar algumas vezes a história desse casal a cima ,em forma de inspiração, Patrick e Agnes, e algo da minha/nossa própria.*


Uma pessoa não ama a outra pelas qualidades dela, pode até gostar, mas não amar. Por que se não os "politicamente corretos", que não xingam, não bebem, não fumam, não cabulam aula, não falta aos almoços de família; teriam filas e filas de pretendentes, e não é bem assim (experiência própria).


Patrick é flamenguista, Agnes é gremista, não seria mais fácil se ambos torcessem para o mesmo time, ou um não roncasse durante o filme, ou se gostassem do mesmo tipo de música, se nenhum dos dois já não tivesse pensado em desistir no meio do caminho? Talvez fosse mesmo mais fácil, mas não teria a menor graça, sem o desafio das diferenças um relacionamento pode não ser tão maduro, tão construtivo para ambos. E mesmo sendo um casal com gostos parecidos, sempre vai ter algo diferente um do outro, os "defeitos" sempre vão existir.  


" [...] As diferenças deixam a vida mais bonita e colorida. [...] " - Silvana Cervantes.




Foto: Raphael Rodrigues.


Quantas pessoas não devem viver um grande amor, por colocarem elas mesmas, tropeços no caminho? Quantos casais terminam, deixando apenas uma lembrança dolorosa que com o tempo vai se apagando, por intolerância religiosa, distância física, idades diferentes, ou implicância de familiares? Realmente, talvez essa pessoa não devesse mesmo ser para você, mas também, se não se permitir e tentar, como saberá? 




Foto: Raphael Rodrigues.


E sabe, esse é o amar por completo, essa intensidade de tentar e tentar, amar sem medo de amar! Com medo de perder mas não por possessão, por cuido, sem exagero, o moderado. O viver amando e aprender toda vez que se deixa ser amado, o telefonema de madruga dizendo "vamos conversar, e resolver nós dois". 


E sobre esse caminhar a dois, ninguém está dizendo que é fácil, por que não é mesmo! Haverá dias que não vai querer olhar na cara da pessoa, gritar, manda ir pra casa na mãe, mas fala sério, você bem que quer voltar para os braços dessa mesma pessoa no instante seguinte. Seu orgulho deixando ou não, e por qual motivo? Oras, ele/ela é o seu amor, e amar, é também essa divisão de sensações com a certeza do sentimento. Se você que está lendo, persistir lutando junto com o seu (sua) amado (a), lembre de dar aquele beijo apaixonado da próxima vez que tiver oportunidade, eu vou lembrar! Dia dos namorados, é uma data apenas, o amor do seu lado tem que ser preservado e conquistado a vida inteira, com beijos e abraços, quentes e sinceros!




foto: Raphael Rodrigues.


Amor não tem regra, portanto tudo que estou dizendo aqui pode ser uma grande utopia para você, diferente do que reconhece na pele; o amor é um artista excêntrico, trabalha como quiser, da forma que quiser, as vezes enche, as vezes transborda, nasce em terra seca, faz doce de leite parecer amargo, perto daquele beijo de reencontro. 


Se amam...


"As pessoas amam umas as outras, pelo desafio,


elas admitindo ou não. 


Se amam pelo o olhar rebelde


quando descorda da opinião do outro, 


pelo abraço firme,


por gostarem de frio,


mas viverem no Rio de Janeiro! 


Se amam pelo jeito de olhar,


pelas conversas sem sentido.


por ela ser um pouco grossa 


até quando você está se declarando!


Por você dizer que vai pedir ela em casamento um dia 


e ela, só de brincadeira dizer que não vai aceitar,


mesmo com o coração pulando de alegria por que é tudo que ela quer... 


Quando a mão dele toca na sua, você se derrete toda, 


que nem manteiga na panela quente.


Se amam pelo segredo que compartilham, 


na total e singela confiança abstrata e inexplicável...


Se amam pelo fato do coração dançar jazz no peito,


pelo respirar ofegante na hora do reencontro.


Talvez até pela improbabilidade de terem conseguido chegar até ali,


afinal não sabem muito bem como tudo aconteceu.


Ele dava pistas, mas ela era muito lerda para perceber logo.


Ela viajou para vê-lo, e ele nem a olhou direito.


Ninguém, nem se tentasse, seria como o amor da sua vida é.


Irritante que nem ele, ninguém.


Doida e espontânea como ela, ninguém.


'Eu te amo', de fato não diz tudo,


de maneira alguma seria suficiente para expressar o que é vida a dois.


Mas por se amarem no âmago, em todas as suas nuances,


expressa tudo, por si só, 


completamente, se amam."


- Sara Santos


Nesse Dia dos Namorados, celebre as diferenças entre vocês, isso os une e talvez ainda não tenha percebido. Amem com intensidade, amem a própria relação, amem o que juntos são, apenas, amem e valorizem a caminhada!


"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
1 Coríntios 13: 4-7



Foto: Raphael Rodrigues.


Autoria: Sara Santos.


Leia também: Você tem certeza que quer se casar?