Você tem certeza que quer se casar?
Alerta: Este texto não foi feito para quem acredita que relacionamentos devem ser levados adiante a qualquer custo e de qualquer forma, ele é crítico, e estampa apenas a opinião sincera desta que o escreve! Portanto se você que está lendo, for uma dessas pessoas, eu te convido a ler este artigo até o final, de cabeça aberta para novos olhares, e que seja a cima de tudo, ponderada (o). Boa leitura!

Você acredita mesmo que deve se casar com essa pessoa que está pensando agora? Que precisará dela pelo resto da vida?
Tudo bem, nos sentimos assim quando amamos, queremos passar o resto da vida com uma mesma pessoa, com aquele mesmo rostinho bonito, mas você realmente quer o matrimônio, ou apenas quer o casamento? realmente quer as nuances que uma vida a dois trás, ou quer apenas o vestido de noiva?
A decisão de se unir a uma pessoa, não deve ser tomada totalmente sem pensar, por impulso. É algo muito sério, que implica diretamente em cada um saber lidar com seu "eu", e à partir daí passar a construir o "nós", e isso leva tempo e dedicação de ambos os lados, muita dedicação!
As pessoas esquecem que após o "sim", existe um emaranhado de situações e responsabilidades, por muitas vezes verdadeiros sacrifícios que devem ser feitos em prol da relação.
Relacionamentos se constroem diariamente, a pessoa que está do seu lado hoje, vai passar por mudanças, e é preciso se adequar, por quê? Porque você também vai mudar! Não adianta olhar só os defeitos do seu parceiro se você não repara os seus, isso apenas desgasta a relação.

Pensando nisso, você quer passar o resto da sua vida com essa pessoa?
"Na saúde e na doença."
Entenda duas coisas, não quero que desista de nada, mas também não quero que se arrependa.
Vocês vão passar por coisas difíceis, antes e depois do "sim". Parece até uma piada de maldosa dizer que vão sofrer, por que a visão prematura de casamento é flores e purpurina a dois, e de fato, existe esse lado, mas sofrimento faz parte da vida, por mais que ninguém queira. E quanto mais tempo se passa, mais sabemos que não é algo raro, e sim uma coisa corriqueira.
Seja alguém que sabe sofrer!
Minha (meu) querida (o), não entre em negação diante da questão negativa, chorar em cima do problema não resolve. Enfrente as convergências, não finja que elas não estão ali.
Pensando nisso, olha aí no fundo dos olhos da pessoa amada e se pergunte:
- São esses olhos que procuro refugio quando meu mundo vira do avesso?
- É nesse ombro que quero encostar se o resultado do exame não for bom?

Sei que, pode parecer "pesado" e até mesmo desnecessário quando a vida está perfeita. É muito mais agradável pensar nas tardes ensolaradas sempre, do que pensar se está pronto para as tempestades.
Quando a vida te surpreende, você precisa de alguém para quem correr, que consiga sofrer contigo e que te ajude a olhar os problemas de cima para resolver, não?
Não tenho certeza se pensa assim também, mas eu sim, e sei que preciso de alguém assim.
- Alguém que acredite nos meus sonhos.
- Alguém que eu tenha fé, e não desconfiança.
- Alguém que espere e tente junto, independente das circunstâncias.
- Alguém que ajude na hora dos problemas, e não seja mais um.
Esse ultimo ponto é importante, por que convenhamos que a vida já é complicada por si só o bastante, precisamos de soluções e não de mais problemas, certo?
Se você tem que saber sofrer, o seu cônjuge também! Para assim passarem mais tranquilos perante as águas turbulentas da vida, isso mesmo antes do casamento. Senão quando as questões aparecerem, se apenas um estiver disposto a tentar, o outro abandona o barco, ou vai largando de mão, deixando as decisões apenas para você, ambas as opções são péssimas.

Quando existe amor e esforço de ambos, os dois aprendem a sofrer, e isso... Ah, isso é maravilhoso! A dor se transforma em esperança, as tristezas são recompensadas com gestos de carinho, e as magoas correm lado a lado com a cura, e isso se chama equilíbrio!
Uma das poucas certezas que se pode ter sobre um casamento, é que dias nublados virão. Por isso esteja disposta (o) a ser melhor para o seu parceiro, e veja se o seu futuro (a) esposo (a) também está disposto (a), se não, conversem, faça - o (a) entender que o amor de vocês vale o esforço!
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. "
1 Coríntios 13:4-7

Autoria: Sara Santos.
Leia Também: O medo das noivas.